Gastronomia

Made in Rio

Cinco produtos gastronômicos fluminenses para conhecer em passeios pelo interior do Estado

Por Milena Coppi

Além das belezas naturais e históricas já conhecidas do Estado do Rio, outros atrativos fluminenses são seus produtos gastronômicos, que têm feito sucesso em festivais, passeios e estadias por cidades a poucas horas da capital. Conheça alguns deles.

Queijos

Divulgação

A queijaria do resort Le Canton é comandada pelo mestre queijeiro Jhonny Silveira. Os queijos Raclette Le Canton e Vaccino Romano, produzidos no resort, foram premiados com medalhas de bronze no 2º Mundial do Queijo do Brasil, realizado entre os dias 15 e 18 de setembro, em São Paulo. No total, foram avaliados mais de mil queijos e produtos lácteos de diversos países. Com as novas premiações, o Le Canton soma dez medalhas conquistadas em eventos nacionais e internacionais desde 2017.

O Raclette Le Canton é um queijo de massa semi-cozida, com maturação de 90 dias e tratamento de casca, fazendo dele um queijo de textura macia e bem aromático. Levado à alta temperatura, derrete bem, ficando com muito mais aroma e com a crosta crocante. É um queijo excelente para harmonizações diversas.

O Vaccino Romano é um queijo de massa cozida e maturação mínima de seis meses e passa por muitos processos até ficar ideal para consumo.

“É um queijo que vem da mesma tecnologia do Pecorino Romano, diferenciado no leite e no fator terroir. É também muito versátil em seu uso, podendo ser utilizado em massas e pastas, e principalmente na harmonização com bons vinhos.

Morangos

Divulgação

Nova Friburgo é a maior produtora de morango do estado do Rio de Janeiro. Para celebrar essa atividade tão importante para o município, em outubro a cidade realizou a Festa do Morango com Chocolate. Durante os cinco dias de evento, foram realizadas atividades como workshops e aulas de culinária, e os visitantes puderam experimentar diversas receitas que combinam os dois ingredientes. Não faltaram guloseimas nos estandes que compuseram a festa, que movimentou a região. Tortas, geleias, espetinhos da fruta banhados, fondue, sorvete, paletas e até a famosa coxinha de chocolate foram alguns dos muitos produtos disponíveis. A festa foi realizada no Country Club da cidade.

Cervejas

Amie Johnson/Unsplash

Casa da primeira cerveja do país, Petrópolis é conhecida pela produção da bebida. As mais de 8 fábricas e mais de 20 marcas locais ajudaram a cidade a ser reconhecida como a Capital Estadual da Cerveja.

Em Teresópolis funcionam as cervejarias Mad Brew, Kanton Bier, St. Gallen, além do Grupo Petrópolis. No Le Canton, além de poder se hospedar, o visitante pode experimentar o rótulo Le Canton Alegria que foi desenvolvido pelo mestre cervejeiro Ubirajara Petrillo Grasso Gomes em parceria com a MAD Brew. A bebida segue uma receita clássica de Pilsen Alemã e está disponível para consumo dentro dos bares e restaurantes do complexo hoteleiro.

Em Nova Friburgo, o hotel Parador Lumiar, hotel inserido na natureza da região e parte do guia Roteiros de Charme, oferece gastronomia premiada harmonizada com o chope Barão Bier, de Friburgo, e a cerveja Alpendorf, de Teresópolis. Além disso, o empreendimento está a apenas 10 minutos do bar da cervejaria Ranz, na praça principal do distrito. Lá é possível experimentar alguns dos 10 tipos de cerveja que eles produzem em espaços internos e externos.

Já na Região dos Lagos, o bairro Aretê, em Búzios, dá nome a um dos rótulos da Cervejaria Búzios, que fica localizada na região. Essa Session Ipa, leve e aromática, é parte de um cardápio repleto de referências à charmosa cidade litorânea. Os nove rótulos misturam sofisticação e descontração, com os nomes das mais famosas praias da cidade. Geribá, Brigitte, Tartaruga, Armação, Manguinhos, Brava, Ferradura, Forno e a já citada Aretê.

A Brigitte é uma das cinco cervejas premiadas e foi a vencedora na categoria de melhor do mundo no estilo Witibier, no “World Beer Award 2017”, na Inglaterra, além de ter obtido outras medalhas no Brasil, Chile e Austrália. Cada uma tem estilo próprio, com aromas e lúpulos diferentes, e traduzem à sua forma, no sabor e no design de seus rótulos, as diversas atmosferas “buzianas”.

Vinho

Rodrigo Abreu/Unsplash

A Vinícola Inconfidência, pioneira no Estado, oferece degustações da bebida e tours pelos vinhedos. Atualmente conta com aproximadamente 22 mil parreiras plantadas, das quais cerca de 14 mil já são produtivas, 6 mil deverão entrar em período produtivo a partir de 2021 e as demais são ainda muito jovens. As visitas são feitas em grupos de 20 pessoas e duram em torno de 20/25 minutos e nelas são apresentadas as parreiras, os tipos de uvas e algumas curiosidades.

Palmito

Divulgação

Em Mangaratiba, o Portobello Resort oferece tour e degustação pelo seu palmital. A produção é orgânica e utilizada nos restaurantes do resort. O alimento é uma joia da diversidade brasileira e o manejo do resort promove contato com o palmito pupunha fresco, além de experiências de conscientização sobre a importância da preservação desta e de outras plantas nacionais.

Os passeios ecológicos ao Palmital são feitos em veículos motorizados ou a cavalo, acompanhados por guia, percorrendo trilhas em meio a Mata Atlântica. Após o percurso, um refrescante banho de rio, sauna a lenha e palmito na brasa estarão à sua espera.