Roteiros Convidado

Batman Zavareze

Detox digital: curador do Multiplicidade e suas fugas para desconectar

Designer, fotógrafo, diretor, produtor e cinegrafista, tudo isso ao mesmo tempo, são apenas alguns dos atributos do hiperconectado Batman Zavareze. Atualmente, seu trabalho mais célebre é como curador do bem-sucedido Multiplicidade, festival de arte e tecnologia que há 11 anos apresenta artistas que, no palco, realizam experimentos com diferentes recursos tecnológicos (a edição 2016 será em julho, anota aí).   “Minha vida é completamente digitalizada, hiper mega conectada. Eu só viajo com dois laptops, um smartphone,  um tablet com HDs externos com back up de tudo. Sou um "nômade digital". Mas tem uma hora que isso cansa....é preciso dar um shut down na máquina. Tenho praticado regularmente um dia offline quinzenalmente. Sem tela, sem conectividade e, de preferência, sem luz elétrica”, revela. Já que desconectar é preciso, confira este roteiro para ficar fora da área de cobertura.

Sitio Burle Marx

Arte e paisagismo são os principais atrativos da casa onde morou o arquiteto e artista plástico Burle Marx. O sítio localizado na Zona Oeste da cidade, com vegetação nativa do Maciço da Pedra Branca, é um passeio é completo. “Visitar o parque é sempre incrível. Depois, é obrigatório um mergulho em Grumari, seguido de almoço vendo o por do sol no Bira, tomando um caipirinha de fruta exótico”, dá a dica. “A boa é seguir o fluxo contrário de quem foi a praia cedo na Barra e Recreio, saindo da Zona Sul a partir das 15h”.

  • Site: http://sitioburlemarx.blogspot.com.br
  • Endereço : Estrada Roberto Burle Marx, 2.019, Barra de Guaratiba
  • Telefone : +55 (21) 2410-1412
  • Horário: Ter 09:30 às 13:30, Qua 09:30 às 13:30, Qui 09:30 às 13:30, Sex 09:30 às 13:30, Sab 09:30 às 13:30

Paquetá

A ilha localizada na Baía de Guanabara a 50 minutos de barca do Rio é uma viagem no tempo. “Paquetá para mim é como Veneza, na Itália, onde não tem carro e por isso parece que eles vivem num outro século. A cidade está ligeiramente degradada, nada ali é sofisticado, mas a motivação é mudar o ritmo e esculpir o tempo desde a barca. Costumo dar uma pedalada com as crianças, fazer um piquenique e ler um livro”, conta Batman.

Parque Nacional da Tijuca

Além da extensa orla carioca, as cachoeiras da cidade são excelentes alternativas para os dias de calor.  “Era parada obrigatória  ir nas Paineiras e tomar uma ducha mas, com a secura da fonte, eu migrei para um lugar mais longe e mais exuberante. Quando chove, deixo passar uns dois dias e vou ao Alto da Boa Vista com um guia da reserva para visitar as cachoeiras”, revela.  

  • Endereço : Estrada da Cascatinha, 850, Alto da Boa Vista

Praia da Joatinga

Entre São Conrado e a Barra da Tijuca, subindo pela Estrada do Joá, chega-se a esta pequena faixa de areia, com acesso via pequena trilha com pedras. A boa é chegar cedo pois para conseguir estacionar o carro dentro do condomínio e pegar um bom lugar na areia. “A Joatinga é mínima, me lembra uns cantinhos de Búzios. Se tiver um passe de convidado para a piscina natural do Clube Costa Brava, também vai bater um bolão”, diz.

  • Endereço : Estrada do Joá, , São Conrado

Biblio Maison

Inaugurada em 2015, a biblioteca do Consulado da França, no Centro do Rio, tem um acervo com mais de 30.000 livros e documentos para consulta, além de agenda de eventos. “Esta é a biblioteca mais charmosa do Rio atualmente, perfeita para pesquisar, estudar, escrever e escutar musica com um repertório francês recheado, além de promover programações de gastronomia e vinhos franceses. Se estiver num dia de trabalho no Centro, ali pode ser um espaço de co-working também. Opa, meu papo era falar de um dia off...”, finaliza.

  • Site: http://www.bibliofranca.org.br
  • Endereço : Av. Presidente Antonio Carlos, 58, Centro
  • Telefone : +55 (21) 3974-6669
  • Horário: Seg 11:00 às 18:00, Qua 11:00 às 19:00, Qui 11:00 às 18:00, Sex 11:00 às 18:00